Versão rally com turbo e 4x4.
Opel Calibra foi um coupé europeu baseado na mecânica da primeira geração do
sedã Vectra. Foi apresentado em
1989 no
Salão de Frankfurt. Um dos automóveis mais belos já produzidos, trazia inovações no design e seu
coeficiente aerodinâmico (capacidade que o carro tem de vencer a resistência do ar) é digno de carros atuais: apenas 0,26. Seu sucessor foi o
Astra Coupé, lançado em
1999.
No Brasil o Calibra foi comercializado somente com o motor C20XE. No
mundo, foram produzidos 61.042 Calibras com esta motorização, em um
total de 238.164 Calibras produzidos. Para o Brasil, oficialmente foram
comercializados 1.563 calibras, nas cores: preto, branco, vermelho,
azul e verde, divididos em:
Ano 1993 - 132 Calibras
Ano 1994 - 444 Calibras
Ano 1995 - 932 Calibras
Ano 1996 - 53 Calibras
Ano 1997 - 2 Calibras
[editar] Dados do Calibra
Distribuição de peso: 60% na dianteira Coeficiente aerodinâmico: 0.260 Área frontal de 1,93 m
2
C20XE, este é o código do motor para indicar o 2.0 16v DOHC (duplo comando), com injecção electrónica da Opel.
C: O carro é equipado com catalisador.
20: Cilindradas, 2000cc, ou 2.0L.
X: Taxa de compressão, de 10.0 a 11.5 (10.5:1).
E: Injecção electrónica multi ponto (sequencial).
O Calibra usa sensor antidetonação, e controla o ponto do motor
automaticamente pela central. O curso do pistão é de 86mm, e o diâmetro
do pistão também é de 86mm. As válvulas de escape possuem miolo de
sódio, para melhor refrigeração.
O sistema de escape é "cross flow", sendo o colector no formato 4x2x1. Usa sonda lambda de 3 fios para controle da mistura.
O motor 2.0 16v do Calibra tem 150 cavalos, fazendo o 0-100 km/h em
8,5 segundos, 0-402 metros em 16,4 segundos, 0-1000 metros em 29.6
segundos.
A potência especifica é de 75 cavalos/litro, e 97.6 Nm/litro.
O Calibra possui duplo comando de válvulas (DOHC: double overhead
camshaft), injecção sequencial (SFI: sequencial fuel injection), câmbio
manual de 5 marchas (relações de marchas:1ª: 3,55:1 / 2ª: 2,16:1 / 3ª:
1,48:1 / 4ª: 1,13:1 / 5ª: 0,89:1 - diferencial: 3,55:1).
O sistema eléctrico usa bateria de 12V, de 55Ah, com alternador de
120A. O tanque de combustível acomoda 62 litros de gasolina e a
capacidade do porta-malas é 300L, e 980L com o banco traseiro rebatido.
Os freios usam discos ventilados na dianteira, e sólidos na
traseira, com duplo circuito hidráulico e válvula equalizadora de
frenagem, além do sistema antibloqueio (
freio ABS: antilock braking system) de 2ª geração.
A suspensão conta com barras estabilizadoras dianteira e traseira,
molas helicoidais tipo barril na traseira, sendo independente tipo
"McPherson" na dianteira.
Os
pneus
utilizados são Firestone, na medida 195/60 R15 montados em rodas de
liga leve (incluindo o estepe) de 15" por 6J de largura. O offset é
ET49.
Na
Europa estavam disponíveis algumas versões de motor e acabamento:
- Básico - 2.0 8 válvulas com 115 HP a 5200 RPM
- 2.0 16V com 150 HP a 6000 RPM
- V6 - 2.5 V6 com 170 HP a 6000 RPM
- Turbo com tracção integral e câmbio de 6 marchas - 2.0 16V Turbo com 204 HP a 5600 RPM
existiram versões 2.0 16V sem turbo e com tracção integral, é uma
versão raríssima existente em Inglaterra. existiram 2.0 16v sem ar
condicionado e sem tecto solar.
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