Peugeot 508 RXH no caminho dos SUV
UTILIZA O MESMO SISTEMA DO 3008 HYBRID 4, ALIANÇA ENTRE MOTOR DIESEL E MOTOR ELÉTRICO
Ao identificar claramente os rivais da nova carrinha 508 RXH, a Peugeot assume sem problemas qual é a carta de intenções para a versão que vem aumentar a recente família dos híbridos da marca do leão. A escolha de alvos como o Audi A4 Allroad, ou até o Volvo XC 70, sublinha tão somente que esta 508 RXH não recusa entrar nos caminhos normalmente entregues aos SUV.
Em termos práticos, esta versão utiliza o mesmo sistema que está presente no 3008 Hybrid 4 e que pode ser resumido pela aliança entre motor diesel e motor elétrico que, conjugados, garantem potência total de 200 cv. Ao mesmo tempo, a garantia de consumos e emissões bastante moderados sublinham atitude ecológica que até ficam particularmente bem num automóvel do segmento D com este nível de potência.
O sistema Hybrid 4 garante potência permanente às 4 rodas, dividindo as “responsabilidades” entre o motor diesel (para o eixo dianteiro) e a unidade eléctrica (alimentada por conjunto de baterias), que transmite 37 cv às rodas traseiras. A tração integral pode ser permanente, com o Hybrid 4 a garantir ainda a circulação em modo totalmente elétrico – em velocidade reduzida e, claro, durante poucos quilómetros.
MUSCULATURA.
De modo a garantir hipotéticas incursões fora de estrada – falamos de estradões, atenção, nada de verdadeiramente radical – a Peugeot colocou protecções nas abas das rodas, na dianteira e subiu em 50 mm a altura ao solo. O resultado final deu ar mais musculado à carrinha 508, que já era, reconhecidamente, uma das mais atractivas do mercado.
Fácil de conduzir (o sistema Hybrid tem 4 modos de funcionamento, da tração integral até ao “zero emissões”, ZEV), a 508 RXH é servida por caixa robotizada e será aqui que reside eventual reserva. Esta transmissão não é propriamente exemplo máximo de fluidez nas passagens, mas o conjunto acaba por oferecer boas sensações.
O preço [43.240 €] pode parecer excessivo, mas é preciso lembrar que os rivais que enumerámos no início deste texto podem custar mais 8 mil euros. E a garantia de 5 anos cobre tudo, sistema eléctrico e baterias.
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