terça-feira, 24 de julho de 2012

Novo hyndai será chamado hb 20



TAMANHO DA LETRA  
Novo Hyundai será chamado HB20

O novo Hyundai a ser lançado no Brasil, chamado até então de "HB", é um dos lançamentos mais aguardados do ano, uma vez que promete esquentar a disputa no maior segmento de nosso mercado automobilístico: dos hatch. Após termos andado no modelo na Coreia do Sul, tivemos a oportunidade de avaliar a novidade aqui no Brasil. E, superado um longo período de mistério, a marca sul coreana revelou que o modelo se chamará HB20.
O início da produção do HB está previsto para setembro, enquanto as vendas começam em outubro. O rápido test-drive foi realizado com carros ainda camuflados, mas a Hyundai divulgou as primeiras imagens oficias do modelo, que mostram alguns detalhes, mas não o carro por completo.
O hatch será vendido em seis versões, das quais três serão 1.0, enquanto as outras três serão equipadas com o motor 1.6 16V—os dois motores são bicombustível. A versão 1.0 básica deve ter valores próximos aos da concorrência - leia-se VW Gol - ou seja, podemos esperar valores entre 27 e 28 mil reais. A configuração de entrada do HB20 deve ter airbag duplo como item de série, enquanto freios ABS, direção hidráulica e ar-condicionado estarão disponíveis como opcionais.
Segundo o presidente da Hyundai do Brasil, Chang Kyun Han, embora dispute mercado com VW Gol (cuja versão 1.0 parte de 27.790 reais), o HB20 também mira em hatchs Premium, como o Ford New Fiesta (que parte de 44.130 reais). "Acreditamos que o HB20 não será o primeiro carro da maioria de seus consumidores", informou o presidente. Han ainda informou que o volume do porta-malas é cerca de 10% maior do que o do VW Gol — o que indica uma capacidade de aproximadamente 300 litros.
Além do acabamento de bom nível e design moderno no interior, chamou a atenção no HB20 o espaço interno. Durante a avaliação, pude acomodar meus 1,79m de altura no banco traseiro sem nenhuma dificuldade, mesmo com um jornalista com mais de 1,90m confortavelmente posicionado ao volante, à minha frente. O espaço para cabeça no assento traseiro também é agradável, mas falta o terceiro encosto de cabeça.
A linha HB, que significa "Hyundai Brasil", já tem confirmado também um SUV compacto, além de um sedã, que já se encontra em fase final de desenvolvimento e estava presente na fábrica durante nossa visita. Embora nenhuma informação sobre o sedã tenha sido revelada, a capa envolta em sua carroceria deixava moldado um automóvel com dimensões próximas ao de um Fiat Grand Siena. Sinal de que a Hyundai também pretende abocanhar uma parcela em novos segmentos.
Impressões ao dirigir
Composta por basicamente duas retas e duas curvas, a pista de testes da Fábrica da Hyundai não permitiu uma avaliação aprofundada do hatch — e São Pedro, com sua torneira celestial aberta, também não colaborou na avaliação dinâmica. Porém, algumas características do HB20 puderam ser notadas.
Neste primeiro contato, os motores 1.0 e 1.6 16V apresentaram baixo nível de ruído, mas pouco pode ser dito sobre o isolamento acústico externo, uma vez que a carroceria dos modelos avaliados ainda estava repleta de camuflagens. Na hora de dirigir, o maior destaque para as duas motorizações foi o câmbio, excepcionalmente macio e preciso, até mais agradável que uma das referências do mercado, a caixa MQ-200 usada pela VW no Fox, Gol e Polo.
A única versão 1.0 disponível para testes era a intermediária, e estava equipada com rodas de liga leve aro 14" com pneus 175/70, ar-condicionado, direção hidráulica, sensor de estacionamento, computador de bordo, isofix e sistema de som com entrada auxiliar para USB e iPod.
O conjunto motriz da configuração 1.0, conforme revelamos anteriormente, é o mesmo 1.0 3 cilindros 12 válvulas usado no Kia Picanto (com 80 cv e 10,2 mkgf de força com etanol), e aparentou ter rendimento dentro da média em acelerações. O propulsor tem funcionamento linear e apresenta boa dose de força até cerca de 4.000 RPM, o que deveria se refletir em desempenho razoável para trafegar em ciclo urbano. A rapidez com que o tanque de combustível da novidade teve o nível diminuído durante as voltas realizadas na pista, no entanto, leva a crer que o reservatório utilizado também é o mesmo empregado no compacto Premium da Kia, com apenas 35 litros.
Ainda em comparação com o hatch da Kia, o HB20 aparentou ser mais lento em acelerações. Um dos engenheiros de qualidade de produto presente no test drive informou que o peso do modelo ficará por volta de 1.000 kg. O Picanto registra 940 kg na versão manual.
A motorização 1.6 16V do HB20 é a 1.6 16V CVVT, mesma aplicada no Kia Soul. A marca, mais uma vez, mantém os dados oficiais em sigilo, porém, outro engenheiro que acompanhava o test drive confirmou que a potência máxima ficará "entre 120 cv a 130 cv". Não é improvável, portanto, que o rendimento permaneça o mesmo do veículo da Kia: 128 cv e 16,5 mkgf de força.
O conjunto movimentou o novo modelo com boa disposição nas acelerações, embora a configuração com o câmbio automático (que conta com apenas quatro marchas), tenha o desempenho notavelmente inferior se comparado à opção manual.
Para um primeiro contato, o Hyundai HB20 aparentou ter potencial para disputa mercado com boas credenciais. Todavia, questões como itens de série, opcionais e valor do modelo serão cruciais para seu bom rendimento no mercado. Cabe à marca sul-coreana acertar nesse quesito para obter 

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