segunda-feira, 23 de julho de 2012

BMW HATCH 135i, ela esta surpreendendo todos os gostos


Novo BMW 135i Cupê é quase um M3
O compacto BMW Série 1 Cupê com motor 3.0 biturbo de 306 cv faz lembrar o antigo 2002, com muita diversão ao volante
Divulgação
Se você duvida que a nostalgia é uma eficiente ferramenta de marketing para vender automóveis, talvez você tenha se esquecido dos sucessos do VW New Beetle e do Mini Cooper. E do relançamento do Ford Mustang Bullit, uma bela reencarnação do pony car de 1968, que buscou as mais profundas emoções de Hollywood.


A BMW está apostando em sentimentos similares ao apresentar os novos 135i e 128i Cupê. Chamado de "a interpretação contemporânea do BMW 2002", o Série 1 faz um trabalho exemplar na incorporação de coisas características do 2002, como a tração traseira, o motor potente e o espaço para quatro pessoas em uma embalagem moderna e atraente.


Apesar de não ser um ícone do cinema como o Bullit 1968, o BMW 2002, que embelezou as terras norte-americanas no fim dos anos de 1960 e início dos de 1970, deixou uma marca duradoura no mundo automotivo. Por que a BMW mostraria um par imaculado de cupês 2002 tii 1972 no lançamento internacional do 135i para a imprensa especializada, na ilha de Gotland, na Suécia? Você diria profundas emoções? Combinando um valente quatro cilindros e um chassi bem balanceado com engenharia alemã e preço atrativo, a BMW criou um sucesso instantâneo e desconhecido na época. Um clássico cult. De fato, um 2002 bem conservado pode ser vendido a US$ 30 mil atualmente. Além disso, muitas das 84 mil unidades vendidas nos Estados Unidos, entre 1968 e 1972, ainda rodam. Algumas até disputam corridas.

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Contudo, os fãs do 2002 estão amarrados a um veículo que está com quase 40 anos. Na idade dos carros, isso tende a se transformar em confiabilidade duvidosa, manutenção cara e falta de confortos. E se você quer ser moderno? O Série 1 cupê é um exemplo instigante. E com 306 cavalos de potência, transmissão manual de seis marchas e distribuição perfeita de peso (50%/50%), a tração traseira do 135i não apenas é instigante, é propulsora. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,3 segundos, de acordo com a BMW, e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h.


Um foguete compacto? É mais parecido com um musclecar. Para um pequeno duas portas — 22 centímetros mais curto que o 335i cupê no comprimento, 3,5 cm mais estreito e 0,7 cm mais baixo, com 10 cm a menos do entreeixos —, o 135i tira bons números nos testes dinâmicos, colocando-o no mesmo patamar do mencionado Bullit.


"Uma classe nova própria", como diz a BMW — o 135i é difícil de classificar, sem dúvidas. Com preço iniciando em US$ 35 mil nos EUA (R$ 60 mil, sem impostos) na versão com motor aspirado de 240 cavalos, Série 1 pode ser adversário nas lojas de uma infinidade de carros esportivos, indo do Mustang e do próximo Camaro ao Nissan 350Z e Golf R32.

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