quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Nitro, como ele ajuda os carros?

Definiçao:
O óxido nitroso nao é apenas utilizado em festas como gás hilariante, mas também em carros para conseguir mais potencia dos motores. Muitos conhecem como NOS (Nitrous Óxide System) nome de uma empresa americana que comercializa este produto, mas existem outras empresas que fabricam este tipo de produto como a NX (Nitrous Express), sendo esta a patrocinadora do filme + Velozes + Furiosos, Venom e muitas outras.
A utilizaçao do óxido nitroso para aumentar a potencia nos motores já foi feita a muito tempo atrás em avioes que voavam grandes altitudes na Segunda Guerra Mundial. O óxido nitroso entrou no meio automotivo na década de 70 e hoje está sendo utilizado nos carros de alguns brasileiros.

Elevando o desempenho do motor.
Oxido Nitroso Quando o óxido nitroso (N20) é aquecido a cerca de 300oC, ele se divide em oxigenio e nitrogenio. Portanto, a injeçao de óxido nitroso em um motor significa que mais oxigenio está disponível durante a combustao. Como há mais oxigenio, também se pode injetar mais combustível, permitindo que o mesmo motor produza mais potencia. O óxido nitroso é uma das maneiras mais simples de aumentar significativamente a potencia do motor a gasolina ou a álcool. O óxido nitroso tem outra característica que melhora ainda mais o desempenho. Ao se vaporizar, ele produz um efeito de resfriamento significativo no ar de admissao. Quando a temperatura desse ar é reduzida, sua densidade aumenta, fornecendo ainda mais oxigenio para dentro do cilindro. O único problema do óxido nitroso é que ele é muito volumoso e o motor precisa de muito óxido. Como qualquer gás, ele ocupa bastante espaço, mesmo quando comprimido, para se tornar líquido. Um motor de 5 litros girando a 4 mil rotaçoes por minuto (rpm) consome cerca de 10 mil litros de ar por minuto (comparado a aproximadamente 0,2 litros de gasolina ou 0,28 litros de álcool), de modo que seria necessária uma quantidade enorme de óxido nitroso para fazer um carro funcionar de maneira contínua. Portanto, um carro normalmente pode transportar apenas alguns minutos de óxido nitroso, e o motorista o utiliza de forma bastante seletiva, apertando um botao.

O Funcionamento:
O óxido nitroso é composto por duas moléculas de nitrôgenio e uma de oxigenio e sao unidas por ligaçao química. Oxido Nitroso Quando estas moléculas estao armazendas no cilindro, componente do sistema de óxido nitroso, elas ficam ligadas devido a alta pressao. Quando o óxido nitroso é injetado no motor (câmara de combustao) ele passa de estado líquido para gasoso e acaba resfriando a câmara de combustao com suas moléculas de nitrogenio que nao estao mais ligadas com as moléculas de oxigenio devido a combustao. Com o resfriamento da câmara de combustao as moléculas se contraem proporcionando mais espaço para combustível e oxigenio gerando um poder de explosao maior e com isso aumenta a quantidade de cavalos e o torque do motor instantaneamente. A explosao é feita pelo oxigenio que por sua vez empurrará o pistao e a biela para baixo com mais força fazendo com que o virabrequim gire mais forte e rápido, produzindo uma maior potencia para o motor.
O óxido nitroso basicamente funciona como anabolizante na combustao elevando a quantidade de mistura ar/combustível nos cilindros.
Na pratica:
Oxido Nitroso O condutor do veículo abre a válvula no cilindro de óxido nitroso que normalmente é colocado no banco traseiro ou porta malas. Depois ele aciona um botao que ativa as solenoídes (válvulas eletrônicas) que ficam instaladas no motor e assim libera a passagem do óxido nitroso até a câmara de combustao. Agora o condutor aciona o sistema de óxido nitroso apertando apenas um botao normalmente instalado no painel, volante, alavanca de câmbio ou pisando fundo no acelerador, sendo este último o sistema chamado kickdown que possui uma chave fim de curso ligada no cabo do acelerador e no acionamento da borboleta da injeçao ou carburador. A chave fim de curso nao é ligada no pedal do acelerador por uma questao de segurança, pois se o sistema de óxido nitroso for acionado pelo pedal do acelerador e o cabo do acelerador romper ele vai liberar óxido nitroso sem injetar no motor, podendo assim ocasionar sérios acidentes.

Purgador ou "purge" (Remoçao):

Provavelmente voce nunca ouviu falar neste nome, mas o purgador é utilizado em muitos carros que possuem o sistema de óxido nitroso. Para relembrar, o Nissan Skyline do filme + Velozes + Furiosos soltava aquela fumaça branca pelas laterais e esta era despejada quando os aeroquips eram limpados antes de injetar o óxido nitroso no motor. Através de uma solenóide auxiliar (purge valve) é liberado óxido nitroso vaporizado que passa nos aeroquips até chegar nas solenóides principais e isto serve para liberar o ar preso ou o nitro gasoso que ficou no aeroquip.
Alguns carros de arrancada no Brasil utilizam este sistema como o Mustang V8 que corre nas arrancadas de Sao Paulo e Curitiba.
As empresas desenvolveram um sistema que solta uma fumaça em CO2 e nao tem nada haver com o óxido nitroso.

Acessórios e componentes:


Cilindro - Onde é armazenado o óxido nitroso. Manta - Aumenta a pressao interna do cilindro aquecendo a sua temperatura externa. Chave Cilindro - Abre o cilindro eletrônicamente através de um botao dentro do carro nao precisando ser aberto manualmente. Fusíveis - Funcionamento parecido com os do Shift Light que aciona o sistema de óxido nitroso de acordo com a rotaçao. É colocado na Micro Switch. Micro Switch, um opcional para programar a ativaçao do sistema de óxido nitroso de acordo com a rotaçao configurada. Manômetro - Mede a capacidade do cilindro indicando a pressao interna do mesmo que nao deve ser inferior a 800 psi e superior a 1200 psi em alguns casos. Solenóides - Vávulas que funcionam eletrônicamente liberando o gás e combustível quando o sistema de óxido nitroso é acionado. Existem vários modelos e tamanhos que variam suas características. Gás(azul) e combustível (vermelho). Bicos injetores - Sao conhecidos como foggers. Ele misturam e distribuem o gás e combústivel para a câmara de combustao. Gás(azul) e combustível (vermelho). Plate - Placa que contém os gicles de óxido nitroso e combustível. Eles ficam em lados opostos e sao unidos por um cano perfurado que realiza a mistura e vaporizaçao dos dois. O Plate é utilizado nos motores V8 com Quadrijet. Mangueiras - Sao responsáveis pela distribuiçao no motor do gás e combustivel, mais conhecidas como aeroquipe. Control - Nos sistemas de óxido nitroso que possuem alta performance injetando grande quantidade de cavalos sao colocados componentes para controlar o processo. Este aparelho vai liberando a quantidade de óxido nitroso progressisamente. Oxido Nitroso
O óxido nitroso aplicado em preparaçoes de motores é sem dúvida um ótimo recurso para ganhar potencia. Ele oferece mais cavalos rapidamente em relaçao aos outros tipos de preparaçoes de motores como aspirado, turbo e blower. A potencia é gerada no motor instântaneamente no momento que foi acionado, diferente de outros tipos de preparaçoes que ganham potencia progressivamente. Com o óxido nitroso também podemos realizar o tipo de ganho de potencia progressivo mas este caso é mais utilizado nos carros que recebem muitos cavalos de força podendo colocar até 600cv. Voce também nao precisará realizar imensas alteraçoes no motor como troca de bielas, pistoes, comandos e etc. Toda sua potencia está em apenas no kit do sistema. A dinâmica do sistema de óxido nitroso é mais um ponto positivo. Voce pode retirar e instalar em outro carro sem problemas e pode também escolher o quanto de cavalos quer injetar nos cilindros claro que a quantidade de cavalos irá depender do sistema de óxido nitroso que voce possue.

Kits de oxido nitroso:

O óxido nitroso é armazenado em cilindros que tem uma variedade de tamanhos, marcas e acabamentos e possuem capacidade proporcional ao tamanho que variam de 2.5lbs a 20lbs. O kit básico é composto por duas solenoídes, um bicos injetor duplo, um cilindro de alumínio, mangueiras, abraçadeiras e gicles. Cilindro fibra de carbono - Pesa menos que a metade do cilindro convencional vazio e seu preço é 3 vezes maior que o cilindro convecional.
Existem diversos tipos de opcionais nos kits para configurar de acordo com sua necessidade, variando o preço e potencia.

Aplicaçao do sistema de óxido nitroso nos carros. Oxido Nitroso
- Carros com motores 4 cilindros 1.0 a 1.4 litros.
- Podem ser injetados 25cv a 30cv.
- Carros com motores 4 cilindros 1.6 a 2.0 litros.
- Podem ser injetados 55cv.
- Carros com motores 6 cilindros.
- Podem ser injetados 80cv.
- Carros com motores V8.
- Podem poder ser injetados 100cv.

Os dados sao uma recomendaçao que os preparadores passam, nao existe regras para a quantidade de cavalos que será injetado no motor, existe bom senso e cuidados. Cada caso deve ser analisado de acordo com o motor e suas características. Ela também nao vale para os motores forjados que aguentam muito mais potencia podendo injetar mais cavalos utilizando o sistema de óxido nitroso. Preparadores indicam nao utilizar 40% de potencia a mais que a potencia original do motor.
Uma curiosidade que muitas revistas e outro sites nao mostraram quando falaram sobre sistema de óxido nitroso é como saber quantos cavalos o sistema de óxido nitroso está injetando? Se esta foi sua dúvida, agora mostraremos a peça responsável por isso. Gicle - Determina a quantidade de óxido nitroso ou combustível.

No glicle está marcado o tamanho em polegadas da sua abertura, quanto maior sua abertura consequentemente maior será quatidade de óxido nitroso ou combustível a ser injetado. No fogger e no plate tem as saídas de combustível e de óxido nitroso, cada uma cadas saídas possue um glicle interno que dependendo da abertura deles e do combustível a ser usado será feito o cálculo para saber quantos cavalos está injetando. A empresa NOS possuem vários tamanhos e quatro tipos de gigles com destaque para o Sapphire que desenvolvido para os usuários que requerem precisao na injetada do combustível ou óxido nitroso. Seu orífio é perfurado com uma tecnologia a laser para que o diâmetro especificado seja exato.

Precauçoes, cuidados e acertos:

Os carros que utilizam sistema de óxido nitroso precisam estar bem acertados e sincronizados de tal forma que a explosao na câmara de combustao aconteça no tempo correto e também o cuidado para que o sistema de óxido nitroso nao tenha excesso ou falta de combustível. Estes sao apenas alguns detalhes que os preparadores sabem ou devem saber para assegurar que alguns prejuízos nao sejam ocasionados ao motor como: quebra de pistao, queima de componentes e muito mais... Nao adianta também exagerar na quantidade de cavalos no motor que nao aguenta.

Dicas para verificar o funcionamento do sistema óxido nitroso.

Olhe as velas de igniçao e verifique se estao limpas e rosadas, caso esteja, a mistura (gás e combústivel) está ocorrendo muito bem. Repare se ela nao foi detonada ou possui pigmentaçoes de cor prata, coloraçao azul degrade e pintas pretas na porcelana.

Nota:

- Quando que tiver alguma problema reduza o gicle responsável pela quantidade de óxido nitroso.
- Olhe o estado de todas as velas.
- Se precisar alterar as velas, altere para mais fria que a original.
- Sistema de igniçao funcionando corretamente, bem ajustado.
- Sempre oberve a mistura do óxido nitroso com o combustível.
- A pressao do cilindro de óxido nitroso trabalha muito bem entre 900-950 psi.

Qual rotaçao por minuto (RPM) o óxido nitroso pode ser injetado?

O motor de um carro original possui um sincronismo que o fabricante testa para deixar melhor o seu rendimento, confiabilidade, resistencia e etc. Nos carros com motores preparados "fuçados" deve haver também um sincronismo do motor e principalmente quando eles estao utilizando o sistema de óxido nitroso na preparaçao. O óxido nitroso deverá ser acionado de forma segura para evitar problemas devido a quantidade de cavalos injetados no motor, porque a "cavalaria" responde na hora que é chamada. Os preparadores recomendam o acionamento acima de 3.800 rpm nos carros com potencia baixa. Nos carros que injetam acima de 100cv, o momento de injetar será de muita importância, podendo até ser injetado progressivamente.

Cuidado, material gringo:

Os kits de óxido nitroso sao fabricados na sua maioria no exterior principalmente EUA. Eles sao testados com a gasolina ou combustível deles que possui uma qualidade bem melhor se comparada a nossa do Brasil. Sempre fique atento com este detalhe para nao prejudicar o motor utilizando combustível de péssima qualidade.

Aplicaçoes em outros motores:

O sistema de óxido nitroso pode ser instalado em moto, jet ski, snowmobile e etc. O funcionamento é o mesmo somente o quantidade de cavalos e o tamanho do cilindro normalmente mudam.
Cilindro pequeno - Muito utilizado nas motos, jet ski e snowmobile.

Recarregando o cilindro:

O cilindro do sistema de óxido nitroso pode ser recarregado depois de utilizado. Existe uma máquina específica para isto e algumas lojas no Brasil sao autorizadas para recargar o cilindro. O preço para regarregar o cilindro convencional custa em torno de R$90,00.

Kit eficaz para carros do dia-dia e mercado automotivo Brasileiro (relaçao custo/benefício)

O sistema de óxido nitroso dry system é uma ótima escolha para carros do dia-dia que nao suportam o sistema convencional de óxido nitroso. Este sistema possui um único fogger que inejta apenas o óxido nitroso na câmara de combustao. O combustível fica responsável pelos bicos injetores originais do carro. No sistema convencional temos o fogger que recebe o óxido nitroso e o combustível misturando as duas substâncias quando é injetado. A grande sacada deste sistema é a quantidade de óxido nitroso e combustível igual em todos os cilindros gerando uma explosao melhor devido a sua distribuiçao.

Kit Venom:

Muitos falam do sistema de óxido nitroso da NOS e Nitrous Express, mas poucos conhecem o Venom. Ele nao tem representante no Brasil e custa bem mais caro. Um sistema com alta tecnologia que consegue atributos sem precisar de acessórios adicionais ao mesmo.

Vamos falar do garotinho que assusta só de ver e pensar.

O sistema possui um módulo com dois processadores que gerencia a válvula do sistema. Voce escolhe através de um software para computador que vem no kit quanto de óxido nitroso será injetado. Para fazer isto voce conecta o módulo de gerenciamento com um cabo no seu computador e escolhe no software tres tipos de injetar o óxido nitroso. Os tipos sao: Drag mode - Mesmo funcionamento dos kits de óxido nitroso atuais onde voce regula a quantidade de óxido nitroso a ser injetada mas desta vez nao tem gicle. Linear mode - Voce programa em que ângulo do regulador de pressao de óxido nitroso deve ser introduzido. O módulo de gerenciamento adiciona entao uma quantidade proporcional de óxido nitroso com relaçao ao ângulo do regulador de pressao. Quanto mais elevado o ângulo maior a quantidade de óxido nitroso. Timed mode - Voce programa em que ângulo do regulador de pressao do óxido nitroso deve ser introduzido e a porcentagem que deve ser adicionada. Voce programa também o comprimento de tempo que o óxido nitroso será injetado (injetando progressivamente). Recomendado para motores com kit turbo.

Além destas maravilhas que foram citadas acima o sistema de óxido Venom possui mais algumas vantagens.
- Nao precisa aumentar a pressao do combustível.
- Nao possui glicles para regulagem.
- Possui um sistema que para automaticamente o fluxo de óxido nitroso se a mistura ar/combustível estiver fraca minimizando o risco de danificar o motor.
- Otimiza a relaçao ar/combustível em todo cilindro.
- O módulo de gerenciamento assegura a melhor relaçao ar/combustível utilizando seus bicos injetores de combustível originais e sensores de oxigenio.
- Toda a mistura de combustível/óxido nitroso é controlada eletrônicamente.
- Todas as informaçoes de: RPM, ângulo do regulador de pressao, status da combustao (rica ou fraca) e qual tipo de módulo esta operando sao passadas para uma tela em LCD.

O Kit de óxido nitroso Venom inclui: módulo de gerenciamento, tela em LCD, conjunto da válvula e do solenóide com fusível, chicote de fiaçao, cilindro, mangueira, suportes de montagem, software, cabo conector do PC e manual da instalaçao.

Exigencias: Windows(r) 95, 98 ou sistema do NT. Todo este sistema de óxido nitroso sai em torno de $1,400,00. Obs: Voce pode injetar a príncipio 10 a 175 cavalos com o sistema normal.

Preço: Hoje o preço de um kit básico de óxido nitroso está em média R$2.500,00 e a instalaçao por volta de R$400,00. Lembre-se que o óxido nitroso nao permite testes equivocados como outros tipos de preparaçoes nos motores, se voce errar pode danificar seriamente o motor. Sempre procrure um preparador experiente e que já trabalhou com carros nitrados.

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